domingo, 18 de março de 2012

Estudos II - Mão Esquerda e mãos juntas

Agora vamos melhorar a coordenação do Dó M M nestes exercicios




Tarefa de casa:


Essa pequena valsa se encontra no método Mascarenhas dará uma primeira noção e introdução ao instrumento, e recomendado estudar esse método que se encontra para Download aqui.

Um abraço e bons estudos.

Estudos I - Mão Direita

No acordeon a sua grafia musical e escrita da seginte forma:




Após fazer o primeiro exercicio de coordenação da mão direita segue os demais:







Bons Estudos!

Grafia no Acordeon - Baixos e Teclado

Como visto na postagem anterior a notação musical no acordeon trabalha-se assim :


A notação musical do acordeão é feita em clave de Sol (ou de violino) e de Fá (ou de baixo).
A clave de Sol é escrita exatamente como em partituras para piano (no caso de acordeões diatónicos), obedecendo as mesmas normas de dinâmica e escrita, pois o teclado é idêntico.

É na clave de Fá onde está a grande diferença entre a partitura de acordeão e piano. É organizada da seguinte maneira: Abaixo da linha central do pentagrama(ré), as notas são baixos fundamentais ou contra-baixo. Se for baixo, é notada normalmente, como acontece com o Fá logo no primeiro compasso, se for contra-baixo, recebe um traço logo abaixo da nota, como acontece com o Si no segundo compasso.




Acima da linha central do pentagrama, as notas são Acordes, recebendo, acima da nota, M (ou maj) para acorde maior, m (ou min) para acorde menor, 7 (ou S ou 'set') para acorde de sétima dominante e d (ou dim) para acordes de sétima diminuto.


Até a proxima.

Noções de Musica

Para iniciar os estudos vamos começar a ter uma noçãozinha básica sobre música
pois ela nos seguira por todo o curso.

Música :é forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função. 

Clave:  servem para indicar ao músico como ler o pentagrama. Como a notação musical é relativa, cada nota pode ocupar qualquer linha ou espaço na pauta. A clave indica qual a posição de uma das notas e todas as demais são lidas em referência a essa nota. Cada tipo de clave define uma nota diferente de referência. Dessa maneira, a "chave" usada para decifrar a pauta é a clave, pois é ela que vai dizer como as notas devem ser lidas.

Notação Musical:  é o nome genérico de qualquer sistema de escrita utilizado para representar graficamente uma peça musical, permitindo a um intérprete que a execute da maneira desejada pelo compositor ou arranjador. O sistema de notação mais utilizado atualmente é o sistema gráfico ocidental que utiliza símbolos grafados sobre uma pauta de 5 linhas, também chamada de pentagrama.

 As Figuras musicais:Para se representar as durações dos sons musicais usamos as chamadas Figuras Musicais, que formam uma relação proporcional das durações das notas. Podemos ainda perceber que na proporção de Sons temos as Pausas ou Silencios.
As figuras musicais mais usadas são:



O silencio ou pausas também são importantes e por isso sua representação no pentagrama. As pausas são figuras que, como ja demonstramos, representam a duração do silencio na musica. As pausas ou silencios na composição musical possuem uma importancia tão significativa quanto a do som. Elas possuem funções e estéticas definidas no contexto musical.

IMPORTANTE: Não basta saber o nome da nota, reconhecer o desenho e a pausa correspondente a cada Figura de Valor Musical. É fundamental que se entenda o conceito de proporcionalidade de valores:
A semibreve vale duas mínimas, portanto uma mínima vale meia semibreve; a mínima vale duas semínimas, portanto a semínima vale meia mínima... e assim por diante.


Exemplos de Grafia Musical para o Acordeon:


Claves:

Nomenclatura nas claves de sol e de fá:


 abs.
Até a Proxima.

Preparação II - Exercicio da mão esquerda

A mão esquerda e contada do mesmo modo da direita. porem usaremos os dedos  2,3,4,5 equanto o 1 fica de apoio na caixa dos baixos e utilizado para apertar o abafador. Começamos com 4 dedo a procurar um botão uma  bolinha no centro que e o Dó maior com o dedo 4 já marcado, com dedo 3 vamos apertar o vizinho que e o acorde de dó maior começamos a preparação com o Exercicio em ritmo de valsa o famoso: Dó M M.

  • Posição dos dedos nos baixos: 

Se você pulou a Aula de Didatica dos Baixos segue o Quadro Novamente para Dúvidas.



Exercicio do Dó M M 



 Apos dominar o Dó maior e fazer  o mesmo movimento, porem  agora em Sol um baixo para cima 
  • Então Nisso segue  o exercicio abaixo no mesmo ritmo:

Proxima Postagem : Exercicios para mãos Direita e Esquerda.

Creditos:

Metodos Mascarenhas e Anzaghi.

Abs e Inté.



Preparação I - Exercicio da mão direita

Para uma boa preparação no instrumento e necessário saber lidar com a tecnica de coordençao assim aprendera com mais facilidade esse pequeno exercicio tendo como base  do metodo mascarenhas e anzaghi ajudara a dar a noção e flexibilização dos dedos para a tecnica na mão direita.

Você deve lembrar que:
  •  Sempre  estar com os dedos relaxados pois um bom musico precisa de ter coordenaçao;
  • Posicionar a mão como se fosse pegar numa Laranja ou Maçã;
  • No inicio fazer a contagem dos dedos na seguinte forma:

 Apos esta primeira Pratique este primeiro exercicio abaixo:

Na proxima começaremos com os baixos.

Referências:

Metodo Mascarenhas.
Metodo Anzaghi.

Abraço e Inté


Didatica da mão direita - Teclado.

No que toca ao lado direito do acordeão, um acordeão cromático pode ter botões ou teclado. O acordeão com teclado ou piano, é composto por um teclado de um piano colocado na vertical, com as notas mais graves em cima e as mais agudas em baixo. O acordeão cromático com botões, apresenta botões cujo número pode variar, que são tocados com a mão direita, e cuja disposição dos botões segue a ordem das escalas cromáticas. Além destes tipos, existe, actualmente, o acordeão de baixo solto, que é construído como o campo esquerdo do piano, sendo possível formar acordes mais sofisticados. Ao pisar uma tecla do teclado ou um botão, uma alavanca sobe, que libera um buraco ligado ao fole que permite o ar passar pelas palhetas e assim criar o som.

Esquema do teclado a Piano :

Esquema do teclado cromático :





Nos proximos posts passarei os primeros exercicios tanto para teclado como para baixo.

Referências:

wikipedia.com/Acordeao ;

Metodo Anzaghi.

Um abraço e inté.

domingo, 11 de março de 2012

Didatica da mão esquerda - Baixos

Os baixos são botões tocados com a mão esquerda que exercem função ou de baixo (como a tuba numa banda ou a mão esquerda em uma valsa para piano), tocando notas e acordes, num ritmo determinado pelo estilo de música (podem também ser pisados o baixo e o acorde simultâneamente para exercer a função do teclado em uma banda de rock) ou de baixo-livre (como os pedais em um órgão), mais usado em peças clássicas e dobrados.
A principal configuração de baixos é o sistema Stradella, na qual as duas primeiras fileiras são notas, sendo a segunda o baixo fundamental, que determina a tonalidade dos acordes abaixo, e a primeira, acima da segunda, o intervalo de terça maior a partir da fundamental. As outras 4 fileiras abaixo são os acordes maiores, menores, de sétima dominante e sétima diminuto, organizados em colunas a partir da nota de sua fileira, como demonstrado abaixo:

Os baixos fundamentais e contra-baixos são organizados em quintas com a nota seguinte, como de si bemol para fá, de fá para dó, de dó para sol etc.

Quanto ao dedilhado dos baixos, a localização das notas em um acordeão de 120 baixos é feita através de marcas nos baixos fundamentais de lá bemol, dó e mi. A maioria dos acordeonistas eruditos utiliza o dedilhado 4-3-2-5, na qual os baixos fundamentais são tocados com o dedo 4, utilizando o dedo 2 para alcançar o botão ao lado(a quinta), quando necessário; o dedo 3 para os acordes maiores; e o dedo 2 para acordes menores, 7 dominante e 7 diminuto, se utilizando o dedo 3 para pisar o botão ao lado (a quinta), quando necessário, já que o dedo 2 estaria ocupado tocando o acorde. Em caso de necessidade de pisar o conta-baixo menor, utiliza-se o dedo 5, como com o dedo 4 em dó e o 5 em mi bemol. Obviamente, existem exceções, como em casos em que se utiliza o dedo 3 para pisar o baixo de dó e o dedo 4 para pisar o acorde de fá maior, entre outros casos especiais
Popularmente, também é utilizado o dedilhado 3-2-5, no qual se utiliza o dedo 3 e 2 para baixos e contra-baixos (o 5 em contra-baixos menores) e o 2 em todos os acordes, maiores, menores, 7 dominante e diminutos.
Em caso de baixo-livre, o dedilhado deve ser elaborado pelo acordeonista ou é fornecido na própria partitura, acima ou abaixo da nota.
Em baixo segue um fragmento tirado do Metodo Mascarenhas para o conhecimento dos botões:


O video abaixo feito pelo  André "Cazé" (http://blogdocaze.com.br)  explica um pouco sobre o acompanhamento dos baixos:




Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Acorde%C3%A3o
Metodo de Acordeão Mascarenhas
Blog do Cazé


Um abraço e ate a proxima!