domingo, 18 de março de 2012

Noções de Musica

Para iniciar os estudos vamos começar a ter uma noçãozinha básica sobre música
pois ela nos seguira por todo o curso.

Música :é forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função. 

Clave:  servem para indicar ao músico como ler o pentagrama. Como a notação musical é relativa, cada nota pode ocupar qualquer linha ou espaço na pauta. A clave indica qual a posição de uma das notas e todas as demais são lidas em referência a essa nota. Cada tipo de clave define uma nota diferente de referência. Dessa maneira, a "chave" usada para decifrar a pauta é a clave, pois é ela que vai dizer como as notas devem ser lidas.

Notação Musical:  é o nome genérico de qualquer sistema de escrita utilizado para representar graficamente uma peça musical, permitindo a um intérprete que a execute da maneira desejada pelo compositor ou arranjador. O sistema de notação mais utilizado atualmente é o sistema gráfico ocidental que utiliza símbolos grafados sobre uma pauta de 5 linhas, também chamada de pentagrama.

 As Figuras musicais:Para se representar as durações dos sons musicais usamos as chamadas Figuras Musicais, que formam uma relação proporcional das durações das notas. Podemos ainda perceber que na proporção de Sons temos as Pausas ou Silencios.
As figuras musicais mais usadas são:



O silencio ou pausas também são importantes e por isso sua representação no pentagrama. As pausas são figuras que, como ja demonstramos, representam a duração do silencio na musica. As pausas ou silencios na composição musical possuem uma importancia tão significativa quanto a do som. Elas possuem funções e estéticas definidas no contexto musical.

IMPORTANTE: Não basta saber o nome da nota, reconhecer o desenho e a pausa correspondente a cada Figura de Valor Musical. É fundamental que se entenda o conceito de proporcionalidade de valores:
A semibreve vale duas mínimas, portanto uma mínima vale meia semibreve; a mínima vale duas semínimas, portanto a semínima vale meia mínima... e assim por diante.


Exemplos de Grafia Musical para o Acordeon:


Claves:

Nomenclatura nas claves de sol e de fá:


 abs.
Até a Proxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário